O que é serverless e quais as suas maiores vantagens?

O que é serverless e quais as suas maiores vantagens?

Em tempos onde tudo muda muito rápido, utilizar tecnologias que possibilitem mudanças rápidas e em escala é o caminho ideal. E a implantação do modelo serverless pode proporcionar tudo isso.

Veja nesse artigo o que é serverless, suas vantagens e como ele pode ser útil para pequenas, médias e grandes empresas.

O que é serverless

Serverless é um modelo utilizado para desenvolvimento e execução de aplicações na nuvem, onde essas aplicações são executadas sob demanda.

No modelo serverless os programadores empacotam um código e enviam para o provedor de nuvem, que cuida de todas as tarefas de provisionamento, manutenção e escalabilidade da infraestrutura.

Diferente do modelo de IaaS ou mesmo PaaS, neste modelo tudo acontece sob demanda, inclusive a ativação de recursos do servidor quando necessário.

As maiores vantagens do uso de serverless

Assim como qualquer outra tecnologia, o modelo serverless proporciona várias vantagens e benefícios para quem o adota.

Redução de custos operacionais

Os custos reduzidos aqui não são apenas financeiros, mas também de tempo, já que o modelo serverless ajuda a melhorar a produtividade da equipe que trabalha diretamente com a construção de ambientes para sistemas. Além, é claro, de reduzir os custos financeiros uma vez que os recursos são pagos conforme a demanda de uso.

Redução no risco de ameaças diretas

Os riscos diminuem, pois o gerenciamento passa a ser feito em uma estrutura que é gerenciada pelo próprio provedor em um ambiente extremamente protegido. Erros humanos de provisionamento e gestão dessa infraestrutura também são minimizados ao extremos pois essa responsabilidade é delegada ao provedor de nuvem. Há também o monitoramento constante de ameaças feito pelo provedor do serviço.

Vantagem competitiva

Serverless é a evolução da computação em nuvem, e busca sempre as melhores práticas e métodos para facilitar o dia a dia do profissional de TI. Quem implementa ganha em performance, segurança e economia, que são diferenciais competitivos relevantes.

Escalabilidade

Podemos dizer que aplicações serverless não são limitadas quanto a recursos computacionais para a escala. Sempre que precisarem de mais recursos, eles serão ativados automaticamente, e quando não forem mais necessários, serão desativados.

Agilidade

Por não precisar de intervenção direta dos usuários sempre que mais recursos forem necessários para as aplicações, os processos operacionais se tornam mais ágeis, seja para aplicações BaaS ou FaaS.

A diferença entre BaaS e FaaS

No modelo FaaS a execução é orientada a eventos cujos códigos são implementados em containers e executados em resposta a eventos disparados pelas aplicações conectadas ao sistema principal.

O BaaS funciona como um middleware que fornece serviços para outras aplicações ou para o próprio sistema.

Enquanto o FaaS responde a eventos, o BaaS é uma aplicação que responde a outras.

Ambos podem ser implementados sobre o modelo serverless, possibilitando vantagens e benefícios tanto para programadores quanto para os proprietários das aplicações e seus usuários.

Serverless para pequenas, médias e grandes empresas

Seja qual for o tamanho da empresa, para se tornar competitiva é preciso investir em tecnologia e otimizar os recursos tanto tecnológicos quanto de pessoal.

E um dos desafios da computação em nuvem é o custo, principalmente para empresas menores. Mas ele vem deixando de ser problema nos últimos anos, já que novos serviços estão surgindo e proporcionando avanços no modelo serverless, inclusive nas cobranças.

O AWS Lambda, da Amazon, é um deles. Ele fornece toda a infraestrutura em uma nuvem pública, ideal para projetos serverless, cobrando apenas pelo tempo de uso. Ou seja, enquanto a aplicação está sem funcionar, não há cobrança.

Serviços como o AWS Lambda podem proporcionar uma economia de até 95%, tornando viável a implementação do modelo serverless para todo tipo e tamanho de empresa.

Mas para isso acontecer é preciso que a equipe responsável pela preparação do ambiente tenha as habilidades necessárias para trabalhar de forma otimizada e construir a estrutura de acordo com a necessidade, aproveitando ao máximo os recursos do serviço.

Nós da MyTec temos uma equipe preparada para ajudar você e sua empresa a implementar o modelo serverless utilizando, por exemplo, o AWS Lambda, otimizando assim os processos e custos, com um investimento que cabe no caixa.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre como podemos ajudar.

Compartilhar: