Qual a diferença entre os tipos de computação em nuvem que existem?

Qual a diferença entre os tipos de computação em nuvem que existem?

O uso da nuvem está cada vez mais comum no mundo da tecnologia, e esse serviço é utilizado tanto para organizações públicas quanto para privadas, grandes e pequenas. Além disso, existem alguns tipos de computação em nuvem e cada um deles utiliza diferentes modelos de execução dos recursos computacionais e de implantação — conforme o nível de segurança exigido pela empresa, a capacidade de gerenciamento de infraestrutura subjacente e é claro, o orçamento definido para ser gasto.. 

A nuvem trouxe grandes mudanças no ramo de TI. O armazenamento em nuvem tem um papel revolucionário que mudou o modelo de como as empresas lidam com seus dados, dando um novo direcionamento e capacidade de lidar de forma inovadora com as informações.

Sendo assim, conheça os principais modelos de armazenamento em nuvem e os modelos disponíveis no mercado para guardar os dados da sua empresa de forma segura.

Principais modelos de armazenamento em nuvem

Nem todos os modelos de nuvem são iguais, pois cada um cumpre exigências diferentes de um negócio. Para compreender melhor essa tecnologia, é necessário conhecer cada tipo de serviço e onde cada um deles se diferencia do outro. A internet é o ponto principal disso tudo, pois sem ela não haveria avanço dessa tecnologia.

Aqui, iremos começar explicando os três modelos de nuvem, que são a nuvem pública, nuvem privada e nuvem híbrida. Conheça um pouco sobre cada uma delas e também analise qual o tipo de nuvem ideal para a sua empresa.

Nuvem Pública

A nuvem pública é a que usa serviços de mercado que são contratados pelo cliente, mas fora do seu próprio ambiente de trabalho de TI e utiliza, portanto, a internet para a disponibilização desses serviços. Os serviços da nuvem pública estão disponíveis para todos que desejarem utilizar, independente da escala e do tamanho dos ambientes desejados. 

Basta criar uma conta no provedor de nuvem pública, definir um método de pagamento e começar a utilizar os serviços. Normalmente, os provedores de nuvem pública ainda oferecem a possibilidade de utilizar uma cota de seus serviços de maneira gratuita durante um determinado tempo para você conseguir testar e experimentar alguns desses recursos e serviços oferecidos. 

Nuvem Privada

nuvem privada é criada dentro do local estruturado pelo cliente ou em lugar de sua escolha. É útil para empresas com poucas filiais que  buscam ter maior segurança e controle de dados em seu próprio espaço físico, com instalações próprias

O investimento inicial para a implantação desse tipo de serviço é consideravelmente maior do que o investimento para iniciar em um modelo de nuvem pública. Além de um custo inicial maior, a capacidade de inovação e modernização fica bem prejudicada em relação ao modelo de nuvem pública.  nuvem híbrida é formada por uma combinação de implantação de nuvem pública e privada, portanto, tendo recursos e características de ambos os modelos de nuvem. 

Nuvem híbrida

Os recursos utilizados neste modelo podem ser, e muitas vezes são, compartilhados entre ambiente de nuvem pública e privada, possuindo uma interconexão e relação entre sistemas on-premise e de nuvem pública. 

Se utilizada corretamente, o modelo de nuvem híbrida pode cair muito bem para as necessidades de um corporação, visto que ao mesmo tempo é possível manter sistemas que não fazem sentido serem levados para a nuvem pública e garantir uma conexão desses sistemas legados com sistemas novos já implantados em um provedor de nuvem pública.

Os tipos de serviços em nuvem

São vários os serviços existentes em um modelo de nuvem pública. Esses serviços possuem diversas características e algumas delas são comuns entre si. A partir dessas características que são comuns, os serviços são divididos nos seguintes tipos de implementação: 

Iaas (Infraestrutura como Serviço)

Os serviços possuem uma maior escalabilidade referente aos recursos de hardware. Esse é o modelo de serviço inicial para que a tecnologia em nuvem seja implementada. O provedor IaaS permite acesso on-demand via internet por computadores, redes e armazenamento.

O modelo permite acesso a um recurso de hardware de última geração que é mais flexível e pode ser dimensionado conforme suas necessidades, tanto de armazenamento quanto de processamento. 

PaaS (Plataforma como Serviço)

Aqui há uma maior facilidade no gerenciamento e na parte de criação dos servidores quanto a infraestrutura. O modelo combina ferramentas de hardware e software por meio de um provedor de serviços, por isso é muito usado para o desenvolvimento de aplicações (banco de dados, servidores, sistemas operacionais, middleware).

Dessa forma, o uso de PaaS é mais eficiente pois elimina a perda de tempo na instalação e configuração da infraestrutura, uma vez que o foco fica somente no desenvolvimento, execução e no gerenciamento dos aplicativos.

Saas (Software como Serviço)

O modelo SaaS é um serviço de software completo em nuvem que ajuda no processo de desenvolvimento dos negócios, pois é executado e gerenciado por um provedor de serviços. Assim, as aplicações são mais fáceis para o usuário e o provedor SaaS fica responsável por manutenção, atualização e outros serviços.

Um exemplo desse tipo de solução são as ferramentas de Gestão de Relacionamento com Cliente (CRM), em que são armazenados e gerenciados todos os contatos sem precisar se preocupar com o software em si — por exemplo, atualizações, sistema operacional, etc.

XaaS (“Qualquer coisa” como um Serviço)

O “X” significa que o termo engloba uma gama de tecnologias, ferramentas e produtos que oferecem serviços. Ou seja, são inúmeros serviços e modelos em nuvem com alto potencial, em que podemos citar Artificial Intelligence as a Service (AIaaS), Desktop as a Service (DaaS) e Unified Communications as a Service (UaaS).

Não importa o tipo de modelo que você escolha, a migração para nuvem já é um processo  no ramo de tecnologia que está em constante crescimento. Assim, a escolha do tipo de armazenamento em nuvem faz toda diferença em como a sua empresa lida com dados, a segurança das informações e também a eficiência da sua equipe de TI. 

Se restou mais alguma dúvida, entre em contato com a gente para que possamos te ajudar a encontrar a melhor solução.

Compartilhar: