Gerenciamento de logs: 6 boas práticas que podem ajudar

Gerenciamento de logs: 6 boas práticas que podem ajudar

Em um ambiente corporativo o acesso a softwares e arquivos é feito sob autenticação, para evitar que usuários desautorizados acessem informações confidenciais. Esses acessos são monitorados através do gerenciamento de logs.

Uma boa estrutura de gerenciamento de logs proporciona mais segurança e menos riscos à empresa, uma vez que é possível monitorar em tempo real tudo o que acontece e emitir alertas aos gestores para que tomem as devidas providencias.

Saber como fazer esse gerenciamento de forma eficaz, com as ferramentas adequadas e com um método bem definido é papel da equipe de TI, que pode usar até mesmo a Inteligência Artificial para identificar padrões, anormalidades e automatizar soluções e regras.

O que é o gerenciamento de logs?

O gerenciamento de logs consiste no armazenamento e organização dos dados referentes aos registros de ocorrências dentro do ambiente de TI, conhecidos como logs, de modo a disponibilizar de forma imediata para consultas.

Através do gerenciamento de logs as informações de todas as aplicações do ambiente de TI são centralizadas, facilitando a análise, geração de relatórios, tomadas de decisão e pode ajudar com eficiência a prevenir a perda de dados.

Como funciona o gerenciamento de logs?

A eficácia do gerenciamento de logs está na reunião das informações em um único local, capaz de emitir alertas em tempo real se identificar ações suspeitas.

Ele acontece em 5 etapas:

  1. Coleta: quando os registros são armazenados em forma de texto em um ambiente centralizado

  2. Ingestão: momento em que os logs são importados e formatados

  3. Pesquisa e análise: cada linha de registro armazenado é analisada e interpretada

  4. Monitoramento e alertas: quando são configurados os parâmetros para a emissão de alertas de segurança

  5. Visualização e relatórios: etapa final onde são gerados e analisados os relatórios do gerenciamento de logs

6 boas práticas de gerenciamento de logs

Para que você faça uma gestão de logs eficaz e que garanta a segurança da sua infraestrutura de TI, preparamos 6 boas práticas que você pode adotar independentemente do tamanho da empresa, quantidade de softwares e usuários.

Antecipação de problemas

O uso de ferramentas de gerenciamento de logs possibilita a visualização de dados e a identificação de problemas que podem afetar uma parte ou toda a infraestrutura. E através da análise desses logs é possível se antecipar a problemas e realizar os ajustes para que eles não cheguem a acontecer, ou se não der tempo, ao menos reduzir o downtime da ocorrência.

Ter um método de coleta

Softwares utilizam métodos padronizados de coletas de dados, e isso é importante para garantir que todos os dados são obtidos de forma consistente e estão formatados de um modo que a análise possa ser feita com precisão e agilidade.

Utilizar ingestão de dados

O gerenciamento de logs também pode contar com informações externas, que podem ser complementares às obtidas de forma automática, ajudando no monitoramento e na identificação de anormalidades.

Analisar as linhas de dados

Cada registro de log é uma linha na base de dados e analisar cada uma delas é fundamental para a identificação de problemas e mitigação de riscos. Essa análise pode ser feita usando Inteligência Artificial através de softwares e manual, a partir de relatórios emitidos pelo sistema de gerenciamento de logs.

Utilizar as ferramentas adequadas

O uso de ferramentas para gerenciamento de logs otimiza o processo, o torna mais seguro e possibilita o monitoramento em tempo real com emissão de alertas de segurança, o que dá à equipe de TI a chance de entrar em ação contra ações indevidas no ambiente antes que elas causem danos.

Monitorar as ações dos usuários

Por mais que os usuários estejam preparados para utilizar os sistemas, falhas podem ocorrer e até mesmo o roubo de dados, e isso ocorre devido o acesso privilegiado a arquivos, funcionalidades nos sistemas e bases de dados.

Acompanhar essas atividades é primordial para garantir que apenas os usuários com permissão acessem os sistemas e para monitorar os dados que entram e saem da infraestrutura.

Como escolher a melhor ferramenta para gerenciamento de logs

A ferramenta para gerenciamento de logs deve ter a capacidade de monitorar e emitir alertas, em tempo real, sempre que identificar anormalidades nos acessos e operações dentro do ambiente de TI.

Além disso, ela precisa armazenar com segurança e sigilo essas informações, de preferência usando criptografia, e permitir o acesso fácil e rápido aos usuários autorizados.

Entre as ferramentas consistentes e eficazes do mercado estão: Amazon CloudWatch e Amazon CloudTrail.

O Amazon CloudWatch monitora os recursos da Amazon Web Services (AWS) e as aplicações executadas na AWS em tempo real. É possível utilizá-lo para coletar e monitorar métricas, que são as variáveis que é possível medir para avaliar seus recursos e suas aplicações.

O AWS CloudTrail monitora e registra a atividade da conta por toda a infraestrutura da AWS, oferecendo controle sobre o armazenamento, análise e ações de remediação.

A combinação dessas duas ferramentas pode se tornar uma aliada poderosa para a segurança interna e externa da infraestrutura de TI, garantindo informações em tempo real e insights capazes de elevar o nível de segurança.

Se você ainda não adota o gerenciamento de logs e está em busca de uma empresa especializada para auxiliar na implementação, o Grupo MyTec pode ajudar.

Somos parceiros Advanced da AWS, o 1º parceiro do Brasil e o 2º da América Latina a conquistar a competência de Digital Workplace e contamos com uma equipe de especialistas prontos para auxiliar você e a empresa no gerenciamento de logs.

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