Saiba quais as 7 maiores vantagens do Digital Workplace

Saiba quais as 7 maiores vantagens do Digital Workplace

O home office tem se tornado cada vez mais real no mercado brasileiro e para que ele funcione como uma extensão do escritório físico, é preciso que os colaboradores tenham acesso às informações e canais de comunicação, o que é possível graças ao Digital Workplace.

Mais do que um conjunto de ferramentas, o Digital Workplace se tornou mais do que um conjunto de softwares integrados. Ele é a combinação de práticas, processos e softwares que permite aumentar o engajamento, a colaboração e a produtividade dos colaboradores, gerando ganhos para a empresa.

O que é Digital Workplace

O Digital Workplace é um espaço de trabalho digital adaptável e integrado, que proporciona maior colaboração e produtividade para os colaboradores da empresa.

Ele é construído a partir de tecnologias que otimizam processos e facilitam o dia a dia das pessoas no ambiente de trabalho.

Com a implementação do Digital Workplace as empresas não ficam mais limitadas ao espaço físico, permitindo que seus colaboradores realizem suas tarefas de qualquer lugar, precisando apenas de conexão com a internet, computador, tablet ou smartphone.

As 7 maiores vantagens do digital workplace

A implantação do Digital Workplace proporciona muitas vantagens para as empresas, tornando-as mais competitivas e atrativas para profissionais talentosos em busca de oportunidades flexíveis em empresas que prezam pela qualidade de vida e bem estar deles.

Entre as vantagens, destacamos as que entendemos ser as 7 maiores:

1. Retenção de talentos

Dependendo da região onde a empresa estiver localizada, pode ser difícil encontrar profissionais que atendam aos requisitos para ocupar as vagas disponíveis. Com o Digital Workplace essa barreira é quebrada e a empresa pode contratar profissionais talentosos para trabalhar de qualquer lugar do mundo.

Ela também pode dar aos seus colaboradores que trabalham no escritório a possibilidade de trabalhar de casa quando precisarem, sem perda de produtividade ou de comunicação com o restante da equipe.

2. Aumento da produtividade

O Digital Workplace ajuda a tornar os processos mais eficazes, influenciando diretamente na produtividade da equipe, já que o tempo para execução dos processos acaba sendo menor e a facilidade de comunicação com gestores e outros colaboradores se torna mais dinâmica e rápida.

3. Maior engajamento

Quanto mais engajada for a equipe, melhor serão as entregas. E o Digital Workplace ajuda nesse engajamento. Mesmo parecendo que o trabalho remoto distancia as pessoas, o que acontece é o contrário.

O fato dos colaboradores poderem trabalhar de casa, sem ter que enfrentar trânsito e perder horas que poderiam usar para descansar, passar mais tempo com a família e se divertir os torna mais engajados.

4. Flexibilidade

Nem tudo pode ser resolvido de dentro do escritório e muitas vezes o deslocamento acaba gerando perda de tempo.

O Digital Workplace flexibiliza o trabalho a ponto de permitir que enquanto se está no Uber indo para uma reunião, algumas tarefas do dia a dia possam ser feitas pelo tablet ou smartphone.

Durante uma reunião fora da empresa, informações podem ser obtidas em tempo real, proporcionando agilidade nas decisões e diminuindo a necessidade de futuras reuniões.

5. Economia

A economia gerada pela implantação do Digital Workplace não é apenas financeira, mas de tempo e recursos.

Com toda a estrutura de dados e softwares podendo ser acessada remotamente, a necessidade de escritórios grandes, com internet de alta velocidade e cheios de mobília, equipamentos e licenças de software se torna menor.

E com uma equipe trabalhando remotamente, custos como transporte e alimentação, por exemplo, podem ser substituídos por um auxílio home office, gerando redução de gastos.

6. Atratividade

Empresas que dão o benefício do Digital Workplace para seus colaboradores se tornam muito mais atrativas e, com isso, ganham a chance de ter no time profissionais qualificados, mesmo que estes estejam há centenas de quilômetros do escritório

Essa atratividade se dá por conta de todos os benefícios gerados pelo Digital Workplace, onde o colaborador tem mais autonomia sobre a organização das suas tarefas e rotina, não precisa enfrentar trânsito para chegar ao escritório, pode morar em uma cidade diferente da que a empresa tem o escritório e muitas outras.

7. Gestão de tempo

Os sistemas integrados que compõem o Digital Workplace permitem que os prazos e processos sejam programados e cada tarefa seja acompanhada pelos líderes de equipe e gestores, evitando que prazos sejam perdidos por falta de controle.

Além disso, o fato de ter tudo à disposição em uma plataforma digital evita que os colaboradores tenham que ficar aguardando o envio de informações de outros setores.

Cada colaborador faz a gestão das suas tarefas e do tempo, sem a pressão de alguém cobrando, o que torna o trabalho mais leve e permite que os prazos sejam cumpridos.

Melhores práticas para trabalhar com Digital Workplace

Para que o Digital Workplace funcione bem e gere os resultados e benefícios esperados é preciso estabelecer boas práticas, estimulando assim o ambiente de trabalho saudável, com respeito a limites, hierarquia e, principalmente, conhecimento das ferramentas que compõem o ambiente digital de trabalho.

Uso de ferramentas integradas

O objetivo do Digital Workplace é reduzir distâncias, agilizar processos e conectar as pessoas, por isso é fundamental que as ferramentas escolhidas se integrem dentro do ambiente, facilitando a gestão de informações, tarefas e colaboradores.

Entre as principais ferramentas integradas para Digital Workplace temos:

  • Suíte Microsoft (Word, Excel, Outlook e Teams)

  • Suíte Google (Docs, Sheets, GMail, Meet)

  • Amazon WorkSpaces

Capacitação dos colaboradores

Não basta apenas apenas construir uma estrutura de Digital Workplace com os melhores softwares do mercado se não capacitar os colaboradores para que sejam capazes de usar todos os recursos disponíveis e ajudar os demais colaboradores em caso de dúvida.

Você pode criar uma equipe interna de capacitação, que será preparada primeiro e depois capacitará os demais colaboradores. Isso otimizará o tempo de capacitação, evitando a paralisação de setores, e proporcionará economia financeira.

Modernização do setor de TI

Para que um Digital Workplace funcione de forma adequada é preciso que o setor de TI utilize o que há de mais moderno em softwares e processos.

Antes de implantar o Digital Workplace, faça uma análise das necessidades da empresa, dos objetivos da implantação e então escolha os softwares e hardwares de acordo com essa análise.

Essa ação poupará tempo e dinheiro, além de evitar que sejam feitos investimentos equivocados, necessitando de novos investimentos em pouco tempo.

Digital Workplace é com o Grupo MyTec

Se você está pensando em implementar o Digital Workplace em sua empresa, nós podemos te ajudar.

Temos uma equipe preparada para analisar as necessidades e construir a estrutura ideal, inclusive com desktops virtuais para aplicativos empresariais.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre como podemos te ajudar.

Compartilhar: