7 dicas para melhorar a segurança digital da sua empresa

7 dicas para melhorar a segurança digital da sua empresa

O roubo de informações pode causar danos irreparáveis às empresas e investir em segurança digital pode te custar muito menos do que esses danos.

Ataques por phishing, backdoor, spoofing, manipulação de URL e o famoso DDoS acontecem sem que os usuários percebam e quando se tornam perceptíveis, pode ser tarde demais.

Por isso, investir em infraestrutura de hardware e software de qualidade, em políticas de segurança digital e testes é essencial para garantir a tranquilidade nas operações digitais da empresa.

O que é segurança digital?

Segurança digital é um conjunto de processos que têm como objetivo proteger a rede, os computadores e servidores conectados a ela, os softwares utilizados nesses computadores e os dados compartilhados tanto na rede interna quanto via internet.

Todos esses processos de segurança são executados de forma automática e constante, através de softwares capazes de preservar a privacidade das informações, monitorar o tráfego da rede, bloquear ameaças e realizar contra ataques se necessário.

Qual a diferença entre segurança digital e segurança da informação?

Essa é uma diferença muito importante, pois a segurança da informação cuida especificamente da proteção contra acessos não reconhecidos, e é baseada em políticas de acesso, autenticação e privacidade.

Juntas, a segurança da informação e a segurança digital dão origem a um nível de segurança ainda mais elevado: a cibersegurança.

O papel da segurança digital nas empresas

No Brasil, só no ano de 2021 mais de 2 bilhões de dados foram vazados, e em 2022 a taxa de roubo de dados já subiu 12%. Só os ataques a dados bancários em 2022 aumentaram 141% em relação a 2021.

São números alarmantes e que mostram o tamanho da importância de se investir em segurança digital no ambiente corporativo.

Em tempos onde a maior parte das operações envolve o uso de internet e sistemas compartilhados, criar uma política de segurança e investir em dispositivos e sistemas capazes de monitorar, mitigar e bloquear ataques e falhas se torna essencial.

Ter os dados vazados é ruim, mas pior do que isso é ter os servidores atacados e criptografados a ponto de não se ter mais acesso aos dados e precisar pagar um "resgate" para recuperá-los. E se não tiver um backup atualizado, fica pior ainda.

Por isso, o investimento em segurança digital deve ser um assunto constante na empresa, tanto por conta dos dados internos quanto das informações de clientes, que podem inclusive gerar processos judiciais caso sejam vazadas e os comprometam.

E para te ajudar a evitar esses transtornos, listamos a seguir 7 dicas para melhorar a segurança digital da sua empresa e sair na frente da concorrência.

7 dicas para melhorar a segurança digital da sua empresa

Ao implementar essas dicas você estará protegendo dados e informações estratégicas, evitando fraudes e controlando as operações no ambiente digital.

1. Uso de antivírus, firewall e VPNs

O antivírus é um recurso de segurança digital primário e capaz de fornecer uma proteção básica e eficiente para computadores, tablets e smartphones que se conectam à rede da empresa, trocando informações via internet.

Já o firewall é mais robusto, controlando a segurança da rede e bloqueando acessos indevidos e operações inseguras. Ele deve ser configurado nos servidores, com regras mais rígidas e nos computadores, com regras mais focadas no uso específico da máquina.

E no caso de acessos a redes externas, o uso de VPN pode garantir uma camada a mais de segurança.

2. Autenticação de dois fatores

Esse tipo de autenticação tem como objetivo garantir que apenas os proprietários das contas realizem o acesso, já que ele depende de um código enviado por SMS ou email (menos recomendado, já que este pode ser hackeado). Dessa forma, mesmo que os dados de acesso sejam roubados, é preciso ter o código secundário de autenticação para concluir o acesso.

3. Backups atualizados e armazenamento seguro

Por muito tempo informações eram armazenadas em servidores locais, HDs externos e pendrives, o que dificultava o acesso às informações e deixava uma grande brecha de segurança.

Investir em armazenamento em nuvem e sistemas automatizados de backup é um dos pontos mais relevantes da implantação de uma política de segurança digital na empresa.

Além de proporcionar agilidade na obtenção de dados, os mantém seguros, fora da rede interna e a empresa não precisa se preocupar em monitorá-los já que o provedor do serviço cuida disso.

4. Implementação de soluções em nuvem

As soluções em nuvem vão além do backup e armazenamento de arquivos e dados. Usar uma estrutura de Digital Workplace além de oferecer flexibilidade para os colaboradores, torna o trabalho mais seguro, uma vez que os sistemas e dados estarão centralizados em um único ambiente, geralmente contratado com uma empresa especializada, que cuida de toda a infraestrutura e segurança.

5. Criação de uma política de segurança digital

A criação da política de segurança é indispensável pois ela orientará toda a equipe quanto às boas práticas que cada um deve adotar ao utilizar dispositivos e sistemas dentro da empresa.

Essa política estabelecerá as regras de acesso à internet e softwares, padrões de segurança para criação de senhas, comportamento adequado no uso de emails e troca de arquivos, entre outras operações que podem envolver riscos de segurança.

Uma equipe preparada e qualificada para usar a infraestrutura de TI se torna um elemento chave no combate aos problemas de segurança digital em ambiente corporativo.

6. Criar um plano de recuperação de desastres

Por mais que a empresa invista em segurança digital, é importante ter um plano para o caso de algum problema de segurança acontecer.

Esse plano consiste em um documento com uma série de instruções que devem ser seguidas caso ocorra alguma falha de segurança capaz de comprometer a infraestrutura de TI da empresa.

Ele deve trazer especificações das responsabilidades de cada envolvido no processo de recuperação, de forma clara e capaz de ajudar a minimizar os efeitos gerados pelo problema.

7. Testes de segurança

Por mais que todos os recursos e políticas tenham sido implementados, realizar testes periódicos é fundamental para garantir que tudo está funcionando e para aprimorar as regras de firewall, antivírus e acessos a sistemas e dados.

Agora que você tem todas essas dicas à sua disposição, o que falta para que sua empresa esteja realmente segura?

Nós do Grupo MyTec estamos à disposição para ajudar você a tornar sua empresa mais segura, empregando o que há de mais recente em termos de tecnologia para proteção de infraestruturas de TI e computação em nuvem.

Entre em contato conosco e saiba mais sobre como podemos ajudar sua empresa.

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