Persistência dos dados: Qual é a sua real importância?

Persistência dos dados: Qual é a sua real importância?

É muito importante que empresas tenham um bom banco de dados, pois isso ajuda a manter um controle maior das finanças, dos clientes, dos funcionários e da empresa como um todo. Nesse sentido, a persistência dos dados é a garantia de que um determinado dado foi salvo corretamente, sem modificações.

Dessa forma, esse processo é essencial para garantir que aquele dado possa ser acessado a qualquer momento no futuro para uma análise. Além do mais, é indispensável que o armazenamento desses dados seja feito em lugares onde o acesso e a recuperação podem ser obtidos de forma prática e descomplicada. Ou seja, usando um bom banco de dados, como o armazenamento em nuvem.

Sendo assim, venha conferir alguns motivos que mostram por que a sua empresa deve se preocupar bastante com a persistência de dados. 

Tipos de bancos de dados persistentes

Os dados persistentes consistem em uma coleção de dados que são gerenciados por meio de Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBDs) e estão divididos em duas categorias.

  • Bancos relacionais (SQL);

  • Bancos não-relacionais (NoSQL).

Os bancos relacionais são estruturados para armazenar e facilitar o acesso aos dados convencionalmente por tabelas. Alguns exemplos desse tipo de banco são MySQL, PostgreSQL e Oracle. Já os bancos não-relacionais tem um esquema de armazenamento e acesso por meio de uma estrutura de dados flexíveis, como AWS DynamoDB, AWS DocumentDB, Cassandra e Redis.

  • MongoDB;

  • Cassandra;

  • Redis;

Vantagens da persistência de dados

Entenda quais são as principais vantagens de investir na persistência de dados.

Disponibilidade de dados

É essencial que todas as informações estejam disponíveis quando necessário. O armazenamento em nuvem, por exemplo, permite com que os dados possam ser acessados e analisados pelo usuário a qualquer momento, dependendo do serviço e da categoria de armazenamento escolhida.

Assim, é possível um maior desenvolvimento e ampliação na gestão da informação. A capacidade de armazenamento de dados é um pilar importante para garantir que essas informações sejam utilizadas, seja para executar, mudar ou tomar decisões. 

Agilidade em processos

Com a disponibilidade das informações, o processo se torna mais ágil para que a empresa atinja as metas estabelecidas. A análise desses dados armazenados e disponibilizados permite com que a empresa entenda se o ritmo adotado será suficiente para chegar nos objetivos e metas traçadas para aquele período. O que não pode ser medido, não pode ser aprimorado e melhorado. 

Mesmo que as informações obtidas não sejam úteis para o momento atual, futuramente podem ser essenciais para pesquisas ou para novas tendências baseada em armazenamentos antigos. 

Análise

Uma boa análise vai disponibilizar diversos benefícios para a sua empresa, como respostas rápidas para o seu cliente, crescimento no mercado e time to market, e experiências muito mais positivas e agradáveis para seus clientes.

A persistência de dados é algo fundamental e que não deve ser deixada de lado, sobretudo para empresas orientadas por dados. As informações internas valem ouro, e por isso elas devem ser mantidas a sete chaves.

Gostou de saber a importância da permanência dos dados para a sua empresa? Deixe um comentário aqui pra gente!

Compartilhar: