Nuvem pública: tire suas dúvidas sobre o assunto

Nuvem pública: tire suas dúvidas sobre o assunto

As empresas estão cada vez mais investindo em soluções de cloud por conta de tantas vantagens que esse tipo de modelo de computação apresenta. No entanto, é essencial entender as diferenças entre esses modelos e soluções existentes. Nesse contexto, uma das opções é a nuvem pública, um modelo bastante utilizado nas empresas.

A nuvem pública permite uma boa capacidade de armazenamento e tem diversos benefícios para as organizações. A procura se dá principalmente pela infraestrutura, mas primeiro é preciso avaliar essa opção de acordo com as particularidades do negócio.

Diante das dúvidas sobre os tipos de nuvens, venha entender um pouco mais sobre a nuvem pública, seus benefícios e as soluções disponíveis.

O que é nuvem pública?

Uma nuvem pública nada mais é do que um provedor robusto e completo de recursos computacionais de tecnologia que oferece a possibilidade de usuários finais utilizarem tais recursos e construírem seus próprios ambientes através da internet.

Atualmente, o modelo de nuvem pública é a maneira mais comum de implantar a computação em nuvem, sendo o mais utilizado por empresas do mundo todo. O provedor tem servidores próprios para alocar dados, softwares e sistemas de forma independente e isolada.

Por esse motivo, a nuvem pública é mais acessível para empresas de diversos tamanhos. É possível que cada organização redimensione a oferta do serviço de acordo com a sua própria demanda. Isso faz com que sejam evitados problemas, como a falta de recursos ou o mau uso deles.

Qual a diferença entre nuvem privada e pública?

Na nuvem pública, os servidores e armazenamento são necessariamente operados por um provedor terceirizado e entregues pela internet. A infraestrutura da nuvem pública é partilhada. Ou seja, mesmo ela tendo benefícios parecidos com o outro modelo, a diferença é que a nuvem pública é dividida com outras empresas, enquanto a privada não é. Isso não significa que a nuvem pública é menos segura e mais suscetível a falhas. Atualmente as tecnologias de virtualização garantem um isolamento total dos recursos de infraestrutura e rede provisionados em sua nuvem pública. Além disso, as nuvens públicas oferecem mais escalabilidade do que as privadas.

A nuvem privada, por outro lado, exige uma estrutura na própria empresa para manter todos os dados sob controle ou através de um fornecedor dedicado que não compartilha o hardware subjacente com outros clientes. Esses ambientes privados que são administrados por terceiros são os mais comuns atualmente e são conhecidos como nuvem privada gerenciada.

Como a nuvem pública é usada atualmente?

A nuvem pública é a mais indicada para muitos cenários atuais das corporações, onde se necessita de velocidade para implantar recursos de TI e a possibilidade de pagar apenas pelos recursos do servidor que são realmente usados. Por ser mantida pelo provedor e amplamente compartilhada, ela é mais acessível a diversos tipos de empresas. Além disso, ela é muito passível de personalização, pois, como já mencionamos, você paga apenas pelos serviços que você utiliza.

 

Ao compartilhar os custos da infraestrutura com vários usuários, cada um pode tirar proveito dos melhores recursos a preços mais acessíveis. Além disso, devido ao grande tamanho da estrutura, pode ter a escalabilidade que precisa para atender picos de demanda e retrair para o tamanho original conforme a necessidade. Tudo em questão de minutos. Também não há necessidade de se preocupar com a manutenção, uma vez que ela é responsabilidade do provedor do serviço.

Quais as vantagens da nuvem pública?

Veja quais são as principais vantagens de utilizar a nuvem pública:

  • Redução de custos;

  • Mais agilidade para implantação;

  • Utilização de recursos sob demanda;

  • Não exige gestão sobre os hardwares subjacentes;

  • Segurança;

  • Boa performance;

Quais as soluções que a nuvem pública oferece?

Entre as soluções oferecidas para usuários podemos destacar:

  • SaaS (Software as a Service);

  • PaaS (Platform as a Service);

  • IaaS (Infrastructure as a Service).

Para que a nuvem pública seja usada com todos os benefícios que ela oferece, é fundamental contar com profissionais especializados na área. Por isso, a MyTec tem soluções indicadas conforme as necessidades da sua empresa. Nossa especialidade são os serviços de computação em nuvem e fazemos todo o planejamento para fazer a migração dos seus dados.

Quer saber mais sobre o assunto? Entre em contato e tire suas dúvidas!

Compartilhar: