Nuvem privada: tire todas as suas dúvidas

Nuvem privada: tire todas as suas dúvidas

Se a sua empresa costuma lidar com dados críticos, saiba que a nuvem privada é uma ótima opção para armazenar essas informações. Esse tipo de armazenamento é seguro e tem uma alta confidencialidade. De modo geral, grandes empresas, instituições financeiras e órgãos públicos costumam utilizar a nuvem privada pela possibilidade de servir várias filiais. 

Como atende às necessidades de uma única empresa, as nuvens privadas são feitas para atender ao usuário final. Atualmente, é mais comum que as instituições aluguem datacenters em locais off-premise com esse intuito de atender exclusivamente uma organização.

Será que essa é a melhor opção para a sua empresa? Venha conferir!

Qual a diferença entre nuvem privada e pública? 

Como já foi apontado, a nuvem privada exige uma estrutura na própria empresa para manter todos os dados sob controle ou através de um fornecedor em locais off-premise que não compartilha o hardware subjacente com outros clientes. Esses ambientes privados que são administrados por terceiros são conhecidos como nuvem privada gerenciada.

Dessa maneira, é possível ter maior controle dos dados, plataformas, infraestrutura e aplicações, além da nuvem privada ter uma boa integração. Ou seja, a nuvem pública é compartilhada com outras empresas via internet, enquanto a nuvem privada é apenas de uma empresa. 

Ainda existe um terceiro modo de execução de computação em nuvem que é conhecido como a nuvem híbrida. Esse modelo utiliza ambas as abordagens de nuvem privada e pública para garantir conectividade e acesso à informações que precisam estar no ambiente privado do cliente e que ao mesmo tempo precisam estar disponíveis para acesso no ambiente de nuvem pública.

Quais os benefícios da nuvem privada?

Uma das maiores vantagens da nuvem privada é a possibilidade de fazer a configuração da estrutura de acordo com as necessidades da empresa. Além disso, também é possível reconfigurar sempre que for preciso, uma vez que a infraestrutura pertence à própria organização. 

Veja outros benefícios que as nuvens privadas oferecem, tais como:

  • Infraestrutura ampliada com capacidade para fazer o processamento de demandas maiores e com grande armazenamento

  • Os recursos são alocados conforme as necessidades dos usuários

  • Os serviços sob demanda utilizam interfaces de autosserviço e também de gerenciamento com políticas próprias

  • Os recursos são mais aproveitados em toda a infraestrutura

Quando a nuvem privada é mais indicada?

As nuvens privadas são a solução ideal para os líderes de TI que desejam disponibilizar recursos empresariais sob demanda, mas não podem (ou não querem) migrar para a nuvem pública. O motivo disso pode estar conectado às políticas de segurança, ao orçamento, aos requisitos de conformidade ou às normas reguladoras, como aquelas que governam os setores de saúdeserviços financeiros.

As empresas desses setores usam protocolos de criptografia e firewalls para proteger os sistemas de TI. No entanto, as nuvens privadas adicionam um nível extra de segurança, em comparação às nuvens públicas, devido ao acesso ser limitado e exclusivo.

A nuvem privada pode fazer muito sentido também quando houver a necessidade de observância a requisitos de governança regulatória: regulamentos como o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) da União Europeia podem definir onde os dados devem residir e a computação deve ocorrer. Nas regiões em que os provedores de nuvem pública não podem oferecer serviços, uma nuvem privada pode ser necessária. 

Além disso, as organizações com dados confidenciais, como empresas financeiras ou jurídicas, podem optar por armazenamento em nuvem privada para garantir um controle total das informações confidenciais ou de identificação pessoal.

 

Quando a nuvem pública é mais indicada do que a nuvem privada?

A nuvem pública é a mais indicada para muitos cenários atuais das corporações, onde se necessita de velocidade para implantar recursos de TI e a possibilidade de pagar apenas pelos recursos do servidor que são realmente usados. 

Esse compartilhamento torna a nuvem pública mais acessível e personalizável, atendendo a diversos tipos de empresas. Dessa forma, os custos de infraestrutura e recursos são divididos por quem utiliza o mesmo servidor. Além do mais, o grande tamanho da infraestrutura permite que se tenha escalabilidade, até mesmo em casos de picos de demanda — tudo isso sem perder a eficiência. 

Quais as soluções que a nuvem privada oferece?

Caso a empresa tenha grande necessidade de proteger seus dados, a nuvem privada é a melhor solução. Porém, esse tipo se limita a espaços físicos e máquinas específicas, mas possui firewall de borda que é acessada por redes seguras e privadas — mas não pela internet pública.

A nuvem privada é uma alternativa que tem como um de seus principais impedimentos o custo elevado — além da complexidade para manter o funcionamento e a necessidade adicional de uma administração própria. No entanto, pode ser uma opção interessante a longo prazo, sobretudo para empresas em expansão e que necessitam de controles regulatórios sobre as informações. Com isso, a relação custo-benefício pode valer a pena.

Siga nossas redes sociais e acompanhe nossos conteúdos! Estamos no Instagram LinkedIn!

Compartilhar: