Integração contínua: 7 dicas para fazer na prática

Integração contínua: 7 dicas para fazer na prática

O desenvolvimento de software não precisa e nem deve ser uma tarefa 100% manual, e a integração contínua pode ajudar na automatização de tarefas e no desenvolvimento de um código padronizado e de qualidade.

Dos primeiros testes ao deploy para o ambiente de produção, as ferramentas para automatizar processos tornam a integração contínua um dos recursos mais utilizados pelas equipes de desenvolvimento de software.

E para melhorar produtividade, qualidade e a entrega aos clientes, o conteúdo a seguir traz informações muito úteis.

O que é Integração Contínua

Integração Contínua (CI) é uma prática do desenvolvimento de software que consiste na centralização do código-fonte em um repositório central, que permite cada membro da equipe trabalhar em sua própria estrutura de código, e periodicamente faça o envio para o repositório central.

Um dos pontos chave da Integração Contínua é o controle de versão, que além de ajudar na criação de um mapa do desenvolvimento, permite a construção de histórico de desenvolvimento, incluindo erros causados por conflitos de codificação, quem criou cada parte do código e até a prevenção de retrabalho.

Dentro do fluxo de desenvolvimento, a integração contínua fica responsável pela execução automática de testes de unidade a cada alteração de código enviada para o repositório central, e se não forem identificados erros o fluxo segue.

Por ser um processo automatizado, é preciso utilizar ferramentas para executarem as tarefas e testes com base nos pré-requisitos definidos ao configurá-las.

Ferramentas de Integração Contínua

O uso de ferramentas de Integração Contínua é fundamental para obter bons resultados e para otimizar o processo de desenvolvimento. Entre as ferramentas mais utilizadas podemos citar:

  • Jenkins

  • Travis

  • GitlabCI

  • Hudson

  • CruiseControl

  • Bamboo

  • TeamCity

  • AWS CodePipeline

  • AWS CodeBuild

Outras ferramentas utilizadas em conjunto são as de controle de versão, como Git, Subversion e Mercurial.

Não há Integração Contínua sem o uso de ferramentas que permitam automatizar e controlar processos, garantindo um desenvolvimento consistente e testes automatizados.

Benefícios da Integração Contínua

Se implementada corretamente e os desenvolvedores conseguirem uma boa sintonia para o trabalho em equipe, é possível obter muitos benefícios, como:

Melhoria na produtividade dos desenvolvedores: uma vez que parte dos processos serão automatizados, eles terão mais tempo para focar na codificação.

Agilidade na identificação e correção de bugs: com testes frequentes e automatizados a descoberta de bugs é mais rápida e precisa, facilitando o desenvolvimento da solução.

Atualizações mais rápidas: ao automatizar os testes e a validação do código é possível distribuir atualizações para os clientes em menor espaço de tempo, já que elas também podem ser feitas de forma automática.

7 dicas para uma integração contínua eficaz

Agora que você já conhece os principais benefícios da integração contínua, veja algumas dicas para implementar essa filosofia de desenvolvimento de software com sua equipe.

Planeje a integração

Não adianta simplesmente implementar o versionamento de código e algumas rotinas de teste locais e dizer que faz integração contínua. É preciso identificar as necessidades e os softwares adequados, planejar o processo de implementação da Integração Contínua, capacitar a equipe e monitorar o processo.

Somente depois de planejar é que você deve criar o ambiente e configurar a infraestrutura, para depois iniciar o desenvolvimento.

Desenvolva baseado em testes

Com toda a infraestrutura preparada para receber o código-fonte da aplicação, configure as rotinas de teste. E se quiser elevar o nível de precisão dos testes, pode realizar rotinas de testes locais, antes mesmo do código ser enviado para o repositório central, e repetir esses testes de forma automática, dentro do fluxo de integração contínua.

Testes nunca são demais e ajudam a criar softwares melhores.

Tenha um pipeline ágil

O uso de pipeline no desenvolvimento de softwares ajuda a agilizar o desenvolvimento e consolidar o processo, deixando claro para todos os envolvidos o que precisa ser feito e quais são as etapas. 

Quanto mais ágil esse pipeline for melhor.

Automatize processos

O segredo do sucesso da Integração Contínua é a automatização de processos. Exceto o desenvolvimento do código, todo o restante pode ser automatizado. Dos testes ao deploy para os ambientes de teste, validação e produção.

Quanto menos a equipe precisar interferir no fluxo automatizado melhor, pois terão mais tempo para focar na codificação.

Faça o controle de versão

Com a automação de processos e o trabalho de diversos desenvolvedores no mesmo software, fazer o controle de versão é indispensável, pois ele vai garantir um código consistente e sempre atualizado, combinando tudo o que já foi desenvolvido por todos os envolvidos.

Além disso, ele possibilitará a identificação de erros e um histórico de quem trabalhou em cada bloco de código.

AWS e Integração Contínua

Com a AWS é possível criar uma estrutura de integração contínua com pipeline e codebuilder dentro da própria infraestrutura, facilitando a integração e a distribuição do código, principalmente se a aplicação estiver hospedada em serviços da própria Amazon.

Entre os softwares disponíveis na infraestrutura da AWS para integração contínua estão o AWS CodePipeline e o AWS CodeBuild.

“O AWS CodePipeline é um serviço gerenciado de entrega contínua que ajuda a automatizar pipelines de liberação para oferecer atualizações rápidas e confiáveis de aplicativos e infraestruturas.” Com ele as fases de compilação, teste e implantação do processo de liberação sempre que ocorre uma mudança no código, de acordo com o modelo de liberação que você definiu, são realizadas automaticamente. Ele pode ser integrado com serviços de terceiros como o GitHub ou com plug-ins personalizados.

O AWS CodeBuild é um serviço de integração contínua totalmente gerenciado que compila o código-fonte, realiza testes e produz pacotes de software prontos para implantação. Ele elimina a necessidade de gerenciar manualmente servidores de compilação, e é capaz de escalar continuamente e processas múltiplas compilações ao mesmo tempo, evitando que elas fiquem em uma fila.

Um dos principais benefícios de utilizar os serviços integrados da Amazon AWS é o custo-benefício, já que você só paga pelos recursos que utiliza. Mas outros benefícios como ter tudo o que precisa para o desenvolvimento de software em um só lugar, segurança e infraestrutura de qualidade podem tornar o desenvolvimento com integração contínua ainda mais eficiente.

Se você ainda não tem um ambiente de desenvolvimento estruturado para trabalhar com integração contínua, saiba que pode estar perdendo tempo, dinheiro e oportunidades.

Seja com uma infraestrutura na AWS ou em qualquer outro serviço, nós do Grupo MyTec podemos ajudar você a construir um ambiente de desenvolvimento seguro e ágil, garantindo o fluxo de integração contínua e ganhos de produtividade.

Inclusive, você pode conferir o case do Studio, onde implementamos uma solução de CI/CD usando serviços da Amazon AWS e conseguimos proporcionar resultados muito satisfatórios para a RockContent.

Para ter resultados como esse, entre em contato conosco e fale com um dos nossos especialistas. 

Compartilhar: