Governança de TI: fique por dentro dos seus pilares

Governança de TI: fique por dentro dos seus pilares

A governança de TI é a administração da tecnologia da informação com o objetivo de garantir controle total sobre os resultados, sem deixar de lado os objetivos do negócio.

Ela envolve pessoas, processos, ferramentas, políticas internas, fornecedores e toda a infraestrutura de TI do ambiente corporativo.

De acordo com o framework COBIT "a Governança de TI é a responsabilidade dos executivos e do conselho de diretores, e consiste na liderança de estruturas organizacionais e processos que garantem que a TI da empresa sustenta e estende os objetivos e estratégias da Organização. Além disso, a Governança de TI integra e institucionaliza boas práticas para garantir que a TI da empresa suporta os objetivos de negócio. A governança de TI possibilita que a empresa tenha toda a vantagem de suas informações, maximizando os benefícios, capitalizando em oportunidades e ganhando vantagens competitivas."

Os pilares da Governança de TI

A governança de TI não é uma área isolada que dá suporte aos processos de negócio. Ela é parte fundamental no planejamento estratégico das empresas, e seus pilares, se trabalhados corretamente, podem sustentar um crescimento consistente e constante.

Esses pilares envolvem práticas administrativas de supervisão, controle, monitoramento e integração entre as estratégias de todos os setores da empresa e o setor de TI. São eles:

Alinhamento estratégico

O alinhamento estratégico visa garantir que os processos de negócios e os de TI funcionem em conjunto, um dando suporte ao outro. Ele acontece quando todas as operações de TI estão controladas e alinhadas às expectativas do negócio.

Gestão de recursos

Em TI não são apenas os recursos tecnológicos que devem ser otimizados, mas também os recursos humanos, para que seja possível criar um ambiente de qualidade e processos mais produtivos.

Geração de valor

É um dos principais pilares da Governança em TI, uma vez que para gerar valor é preciso ter uma estrutura eficiente e eficaz, capaz de proporcionar o que há de melhor em resultados.

Medição de resultados

Sem medir não tem como melhorar, e como a Governança em TI trabalha com foco na evolução constante, definir métricas e indicadores de desempenho é essencial para saber como estão os resultados e onde melhorar.

Gestão de riscos

A gestão de riscos é um dos principais trabalhos das equipes de governança, pois através da estrutura e da cultura criada é possível identificar, prevenir e minimizar riscos que possam comprometer a equipe, os resultados e a empresa.

Governança de TI: por onde começar

Como foi visto, governança de TI é um processo que envolve todos os setores da empresa, principalmente o setor de TI, e sua implementação precisa seguir diretrizes que influenciarão no processo, evitando falhas e lacunas de informação e controle.

Entre as etapas principais de implementação da governança de TI estão:

  • escolher o framework de processos (COBIT, ITIL, ISO/IEC, ISO, PMBOK®…);

  • desenvolver o plano de implementação;

  • criar o ambiente apropriado;

  • mensurar os resultados;

  • analisar a eficácia.

Para que a governança de TI seja bem sucedida é preciso que haja compromisso da alta gestão e de toda a equipe, uma comunicação efetiva entre todos os envolvidos, capacitação dos colaboradores para atender às mudanças necessárias, apoio dos stakeholders e o foco em resultados.

A governança de TI pode levar sua empresa para um outro nível de performance e resultados, tornando-a mais produtiva e mais competitiva.

Ainda tem dúvidas sobre Governança de TI e como ela pode ajudar sua empresa? Compartilhe conosco nos comentários. Vamos te ajudar!

Compartilhar: