Gerenciamento de redes: o que você precisa saber para torná-lo eficiente

Gerenciamento de redes: o que você precisa saber para torná-lo eficiente

Se a rede da empresa sofrer uma invasão, quanto tempo será necessário para identificá-la? E uma tentativa de roubo de dados? Com o gerenciamento de redes o tempo de resposta para esses e outros tipos de problema pode ser muito menor, evitando paralisações e prejuízos de reputação e financeiros.

Para ajudar você a compreender a importância da gestão de redes e como ela pode beneficiar a empresa, preparamos esse guia com as informações mais importantes e relevantes.

O que é gerenciamento de rede

O gerenciamento de redes é o controle feito pelo setor de TI em todo e qualquer objeto que possa ser monitorado dentro da estrutura da rede, seja esse objeto um recurso físico ou lógico.

A implementação do gerenciamento de rede visa garantir o controle das atividades, dos recursos e a segurança, de modo a obter informações que permitam otimizar o funcionamento e evitar falhas.

Entre as principais funções dessa gestão temos a obtenção de informações da rede, o diagnóstico e a prevenção de possíveis problemas e a identificação de soluções cabíveis para mitigação de riscos e desenvolvimento de soluções.

Após implementado o gerenciamento de rede conta com objetos e atores. São eles:

  • Objeto gerenciado: tudo o que é passível de monitoramento dentro da rede, seja software ou hardware

  • Agente: elemento responsável por coletar as informações dos objetos gerenciados e enviar ao gerente

  • Gerente: responsável por receber as informações enviadas pelo agente e enviar comandos a serem executados, por softwares ou pela equipe

Esses atores são os responsáveis por proporcionar as vantagens que podem fazer a diferença em termos de eficiência, produtividade e segurança.

Modelos de gerenciamento utilizados

O gerenciamento de redes é um serviço muito difundido nos departamentos de TI e como forma de padronizar e organizar o trabalho, os gestores costumam utilizar frameworks para auxiliar no planejamento e no processo de gestão.

Entre os frameworks mais utilizados no gerenciamento de redes estão:

Independente do framework escolhido, é importante ter uma estrutura de gerenciamento eficaz, que englobe a gestão de configurações, falhas, desempenho, contabilidade e segurança. Só assim será possível obter indicadores e monitorar com eficiência.

4 pontos para um gerenciamento de rede eficiente

Um gerenciamento de rede eficiente começa com o domínio da estrutura. Para isso é preciso conhecer bem a rede a ser gerenciada, desde seu hardware e configurações até os softwares executados.

Esse domínio passa por 4 pontos que influenciam diretamente na gestão e podem tornar o processo eficiente e seguro, com boa parte do trabalho automatizado através de softwares.

Conhecer a estrutura

Ao conhecer o que está instalado no ambiente e como ele funciona, o acompanhamento do processo de gestão pode ser feito mais de perto, garantindo que as integrações necessárias serão feitas e as demandas atendidas.

Documentar os equipamentos da rede

Documentar a estrutura, as configurações e todas as mudanças realizadas na rede é importante para uma gestão eficiente, já que ao saber o que se tem e o que vem sendo feito, fica mais fácil prever futuros ajustes, otimizar e automatizar processos.

Seguir especificações e requisitos

Alguns serviços necessitam de configurações muito específicas para serem instalados na rede e alcançar o melhor desempenho, logo, segui-los se torna indispensável, e esses requisitos precisam estar documentados para o caso de alterações futuras na infraestrutura ou até mesmo em uma situação que necessite de ação direta da equipe de disaster recovery.

Atualizar a rede com frequência

Manter a rede atualizada tanto a nível de configuração quanto de softwares é uma forma de prover uma infraestrutura de TI segura e com baixo risco de downtime por erro de software desatualizado. Definir uma frequência de atualização é importante, e monitorar o funcionamento após a atualização ajudará a garantir um ambiente estável e seguro.

Além desses pontos importantes para o gerenciamento de rede, o uso de softwares de gestão é uma das formas de tornar o trabalho mais eficiente.

Softwares para gerenciamento de rede

A escolha dos softwares de gerenciamento de rede deve ser feita considerando largura horizontal, profundidade vertical, visualização em tempo real e interface abrangente.

Quanto mais áreas e situações os softwares cobrirem, melhor para a equipe de gestão e para os usuários, que terão um ambiente estável e seguro para trabalhar.

Entre os principais softwares de gestão de redes e suas principais funções estão:

  • Zabbix: mede a disponibilidade e o desempenho de componentes de infraestrutura e aplicações, gerando indicadores estratégicos

  • Cacti: monitoramento do estado dos elementos de rede e programas, largura de banda e uso de CPU

  • Nagios: monitoramento de hosts e serviços, com alerta de problemas

  • PRTG Network Monitor: registro de parâmetros de uso

  • Munin: identificação de tendências atuais e pesquisas

A importância da automação dos processos de gerenciamento de rede e os benefícios para o negócio

Se a implementação do gerenciamento de rede não for feita da forma adequada, o resultado pode ser comprometido em pontos essenciais para o negócio. Pode haver o aumento nos custos, a redução da competitividade e queda na produtividade.

Nesse sentido, é importante automatizar os processos de gerenciamento de rede usando softwares de qualidade e tendo uma documentação detalhada de toda a estrutura de hardware e software, incluindo as configurações. Só assim será possível obter benefícios e vantagens como:

  • Entender o comportamento de tráfego da rede e da empresa

  • Identificar a origem dos problemas gerados por anomalias do tráfego

  • Validar o impacto das mudanças planejadas

  • Identificar a causa-raiz do congestionamento da rede

  • Medir o consumo de links de cada aplicação ou usuário

  • Identificar quais são as aplicações que mais consomem banda

Gerenciar a rede corporativa não é tão simples, precisa de uma equipe preparada, softwares de qualidade, estudo e planejamento. Mas não deve ser ignorado, pois o prejuízo que uma rede sem monitoramento pode causar vai além de paralisações internas. Imagina a rede estar sofrendo um ataque DDoS e não ser possível identificar por falta de monitoramento?

E pode ser pior. Uma invasão não identificada pode levar ao sequestro de dados e vazamento de informações, comprometendo a reputação da empresa e gerando multas de valor elevado.

Não deixe de lado o gerenciamento de redes, ele pode ajudar a empresa a ganhar produtividade e segurança em um nível maior do que se pode imaginar.

E caso tenha alguma dúvida sobre gerenciamento de redes e tudo o que foi falado aqui, deixe nos comentários. Nossos especialistas irão te ajudar.

Se você entendeu que precisa implementar o gerenciamento de rede mas não tem equipe preparada para isso, pode ficar tranquilo! O Grupo MyTec está à disposição e conta com os melhores especialistas para ajudar sua empresa a criar a estrutura de gerenciamento de rede e capacitar a equipe interna para monitoramento.

Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais sobre como podemos ajudar sua empresa a ter uma rede eficiente e segura.

Compartilhar: