Downtime: o que fazer para que esse problema não aconteça?

Downtime: o que fazer para que esse problema não aconteça?

Você sabia que o downtime pode gerar mais do que a paralisação das operações em uma empresa? Que dependendo do tempo de resposta essa paralisação pode se converter em prejuízos financeiros e de negócios?

O downtime pode acontecer a qualquer momento, por vários motivos, e é preciso estar preparado para lidar com ele. Saber o que gerou, qual a solução adequada, quanto tempo até as atividades serem retomadas, são algumas das ações realizadas durante um downtime.

O que é downtime?

Downtime é o tempo que um processo, sistema ou tarefa fica fora de operação, seja de forma planejada ou não.

Essas paradas não planejadas são responsáveis por problemas operacionais que comprometem todo o fluxo de serviço de uma empresa, podendo gerar prejuízos se não for resolvido rápido.

Quais as causas do downtime?

Os principais fatores que causam o downtime são:

  • falha humana: quando alguém executa alguma operação em um sistema ou na infraestrutura que compromete o seu funcionamento e gera uma interrupção total da operação

  • problemas na infraestrutura: quando um problema inesperado ocorre e paralisa o funcionamento de sistemas, processos e até da rede, bloqueando o acesso a dados e recursos

  • falta de monitoramento: sem monitoramento é impossível se antecipar a falhas que podem levar a downtime

  • mudanças não planejadas na infraestrutura: a realização de mudanças sem planejamento prévio pode gerar paralisação total por diversos motivos, como por exemplo, incompatibilidade entre sistemas e configurações de comunicação na rede

Como o downtime afeta as empresas?

Não importa o tamanho da empresa, sempre que ocorrer um downtime haverá perdas.

Sem os sistemas que otimizam o trabalho ocorre a perda de produtividade, que leva à paralisação do setor de vendas e processamento de pedidos, gerando perda de vendas.

Com sistemas inoperantes, o setor de atendimento se sobrecarrega e aumenta o volume de reclamações de colaboradores e clientes.

Se esses problemas persistirem por muito tempo, pode gerar comprometimento da reputação da empresa, e como consequência, perdas financeiras maiores.

E não podemos deixar de falar de uma situação ainda mais crítica que pode gerar um downtime maior: a perda de dados. Se não houver um sistema de backup capaz de permitir a restauração imediata dos dados, o downtime pode se estender bastante, comprometendo cada vez mais a empresa.

Como evitar o downtime?

Para evitar o downtime e todo o estresse e prejuízos que uma paralisação inesperada pode gerar, existem algumas ações que podem ser tomadas de forma pontual e contínua.

Planejamento e gestão de TI

Um bom planejamento e gestão de TI é fundamental para garantir o funcionamento da infraestrutura.

A realização de manutenções preventivas ajuda a identificar pequenas falhas e corrigi-las antes que se tornem maiores é uma das ações que mais ajudam a evitar o downtime.

Outro ponto de grande relevância dentro da gestão de TI é o suporte reativo. Esse tipo de suporte tem uma resposta imediata ao downtime, e seu objetivo é resolver o problema no menor tempo possível.

Um outro ponto que ajuda a reduzir o downtime é o uso de backup em nuvem, uma vez que se torna muito mais rápido recuperar dados e sistemas em caso de interrupção por uma falha mais grave.

Monitoramento

O monitoramento de serviços, sistemas e rede é indispensável para evitar a ocorrência de downtime e atua junto da equipe de suporte reativo, uma vez que os sistemas de monitoramento informam interrupções em tempo real.

Também podem identificar possíveis falhas que com o tempo levam a um downtime. E a partir dessas informações é possível realizar a manutenção preventiva, que na maioria das vezes pode ser feita sem interrupções programadas dos sistemas e serviços.

Treinamento e capacitação

Como o downtime também pode ser gerado por falha humana, ter uma equipe treinada e capacitada para utilizar os sistemas reduzirá as paralisações causadas por pessoas.

Capacitar a equipe de suporte também é importante, pois ela é quem responderá aos problemas e deverá trabalhar na solução. Quanto mais preparada ela estiver, mais rápida será a ação restaurar o funcionamento.

Investimento em soluções tecnológicas

A falta de soluções para evitar o downtime não é mais desculpa, principalmente quando são utilizados sistemas e serviços em nuvem.

Investir em soluções tecnológicas para otimizar processos é uma das formas mais eficientes de evitar o downtime e ainda ajuda a otimizar os processos, aumentando a produtividade da equipe e até o ROI.

Serviços em nuvem, sistemas de backup, Digital Workspace, Google Workspace e Microsoft 365 são apenas algumas soluções tecnológicas que podem proporcionar melhorias nos dia a dia da empresa e evitar a paralisação das atividades, seja ela parcial ou total.

Terceirização do trabalho

Se você não quiser investir em uma equipe de TI para cuidar da gestão e do monitoramento da infraestrutura, pode terceirizar o serviço.

Dessa forma você contará com uma empresa especializada, que fornecerá um atendimento alinhado às necessidades, além de um plano de ação para monitoramento e suporte preventivo da infraestrutura de TI.

Agora que você já sabe os prejuízos que o downtime pode causar para a empresa e como evitá-los, faça uma avaliação na infraestrutura de TI e veja se ela está pronta para lidar com um downtime inesperado sem prejuízos.

Se esse conteúdo foi útil para você, compartilhe nas redes sociais para que outras empresas possam descobrir como evitar o downtime e ter ganhos de performance em um mesmo investimento.

Compartilhar: