Data lake: quais as vantagens e como se diferencia de Data Warehouse?

Data lake: quais as vantagens e como se diferencia de Data Warehouse?

O que faz uma empresa se destacar da concorrência é a forma como ela enxerga o mercado e encontra oportunidades para inovar, e isso só é possível analisando dados e informações de diversas formas, em variados contextos, armazenados em estruturas que podem ser alteradas sem comprometer os dados. E isso é possível com data lake.

Empresas de mídia e entretenimento usam as informações armazenadas no data lake para recomendar conteúdos aos usuários, obter insights e, consequentemente, melhorar a receita.

Setores como finanças e educação se beneficiam com o uso de data lake, pois com os dados flexíveis a ponto de serem reanalisados em contextos diferentes, podem identificar padrões e chegar a indicadores e soluções personalizadas para cada usuário, proporcionando melhores resultados.

Através do data lake os dados são armazenados em seu estado primitivo, ou seja, sem qualquer tipo de filtro, processamento ou análise, permitindo à empresa utilizá-los a qualquer momento, para a finalidade que desejarem.

Existe uma outra tecnologia com uma única similaridade ao data lake, que são os repositórios de big data, chamada de data warehouse. Fora isso, data lake e data warehouse são bem diferentes.

As diferenças entre data lake e data warehouse

A principal diferença entre data lake e data warehouse está no modelo de armazenamento de dados, que consequentemente influencia no custo.

O data lake armazena dados brutos, precisando de menos hardware para a operação, o que faz o custo ser menor. Já o data warehouse armazena os dados filtrados, necessitando de um hardware diferente e mais caro.

Em resumo, as diferenças entre eles são: a forma de armazenamento dos dados, o custo e a possibilidade de uso dos dados armazenados.

As vantagens do data lake

O data lake é uma tecnologia capaz de proporcionar inúmeras vantagens para as empresas que o adotam, sendo a principal delas a versatilidade que se pode ter com os dados armazenados.

Diferente de outras tecnologias de armazenamento, com o data lake é possível armazenar os dados antes mesmo de saber o que será feito com eles, quais serão suas finalidades e até mesmo reutilizar esses dados para diferentes fins em momentos distintos.

Ao adotar o uso de data lake as empresas podem:

  • reduzir custos de TI

  • simplificar o gerenciamento de dados

  • incorporar machine learning e inteligência artificial com eficácia

  • tornar o processo de análise de dados mais produtivo

  • ampliar o nível de segurança e governança

Qual a escolha certa para o negócio

A informação é o bem mais precioso que uma empresa pode ter, e poder reutilizá-la em diversos contextos é um diferencial competitivo.

Versatilidade e flexibilidade são características fundamentais quando o assunto é processamento de dados, e com o uso de data lake você encontra tudo isso, com um excelente custo-benefício.

Se você precisa armazenar grandes volumes de dados para depois decidir o que fazer com eles, data lake é a escolha certa para o seu negócio.

Ainda tem dúvidas sobre data lake e como ele pode ajudar o seu negócio? Compartilhe conosco nos comentários que vamos te ajudar.

Compartilhar: