Cultura Data Driven: descubra como implementá-la na empresa

Cultura Data Driven: descubra como implementá-la na empresa

Com o crescimento e aperfeiçoamento do marketing digital, sabemos o quanto os dados são importantes. No entanto, muitas empresas ainda não sabem extrair o máximo potencial dessas informações que são geradas em grande escala dia após dia. É nesse contexto e para essas situações que entra a cultura Data Driven.

Cultura Data Driven, traduzida como Cultura movida a dados, é um conjunto de ações e processos guiados por algoritmos que visam não só coletar informações, mas analisá-las para planejar estratégias mais completas e eficientes e influenciar em decisões cada vez mais assertivas.

Agora que você entendeu o conceito, vamos abordar os fundamentos básicos dessa cultura e algumas dicas para sua implementação em empresas. Continue no texto!

Fundamentos básicos da cultura Data Driven

Para implementar essa prática de coleta e análise de dados de forma efetiva, é necessário entender alguns fundamentos básicos:

Democratização de dados 

Esse fundamento se baseia em um questionamento: Os dados estão acessíveis, organizados e compreensíveis para toda a equipe? A implementação de uma cultura deve incluir todos que estejam envolvidos no processo. Não basta simplesmente colocar informações na nuvem. Isso inclui democratizar o entendimento e processos de uso das mesmas.

Governança de dados

Gerar dados não é um problema, se pensarmos na forma correta de gerenciá-los. De nada adianta acumular informações se elas não podem ser acessadas e interpretadas de forma efetiva. Com estratégias adequadas, é possível extrair as informações cruciais de forma organizada e automatizada melhorando o fluxo de processos.

Garantia da qualidade das informações

Para maior assertividade na tomada de uma decisão, é preciso que os dados sejam confiáveis e correspondentes à realidade. Deve-se questionar sua credibilidade antes de usá-los em algum processo.

Direcionamento da pergunta certa

Quem é sua persona? Quais são seus fornecedores? Após a coleta, gerenciamento e processamento dos dados, é preciso interpretar e entender a direção a ser tomada, baseando-se em perguntas e elementos que fazem sentido para o seu negócio específico.

Como implementar a cultura Data Driven?

Implementar uma cultura Data Driven envolve mais do que implantar uma ferramenta. A participação e entendimento dos colaboradores é crucial em todo o sistema. Confira algumas dicas de procedimentos para introduzir a cultura Data Driven na sua empresa.

Defina bem os objetivos

Definir passos a serem tomados depende exclusivamente do objetivo a ser alcançado, É praticamente certo de que desperdiçamos tempo e recursos se atirarmos para todos os lados quando não se tem uma meta clara.

A pergunta a ser feita é: O que quero alcançar ou modificar com a implementação da cultura Data Driven no meu negócio? Dentre algumas das vantagens que a cultura de dados pode trazer para a empresa estão a eficiência na hora de tomar decisões, previsões mais assertivas, redução de custos, agilidade ao compartilhar informações importantes e também incorporar inovação e tecnologia.

Planeje a estratégia

Analisar os melhores caminhos para montar uma estratégia eficiente de coleta e análise de dados é crucial para agilizar o processamento de toda a informação disponível. A escolha de softwares e ferramentas junto com o métodos para angariar informações são a base para exercitar a cultura à base de dados.

Engaje a equipe

Implantar uma cultura Data Driven dentro de uma empresa envolve a educação e participação de colaboradores de todos os setores interligados ao manuseio e análise de informações. 

Contar com uma equipe técnica especialista para mostrar e aplicar na prática o uso e as vantagens do Big Data e de ferramentas, é a melhor forma de assegurar que os colaboradores entendam o sistema de forma integrada em suas respectivas funções

Além disso, também é preciso estimular a prática recorrente de processos para incorporá-los na rotina e na realidade da empresa.

Conte com plataformas confiáveis

Antes de tomar qualquer decisão em negócios em uma campanha de marketing e até mesmo da análise de dados, é preciso avaliar a qualidade da informação adquirida.

Utilizar de plataformas confiáveis de Business Intelligence, que traduzam dados em formas simples e fáceis de serem interpretadas é crucial para diminuir a margem de erro na análise. Existem opções no mercado que tem alta credibilidade e oferecem uma gama de recursos que permitem uma gestão bem mais eficiente. A AWS, por exemplo, entrega soluções robustas, com excelente performance e confiáveis de análise de dados

Transforme insights em boas decisões

Com uma base detalhada de dados, é muito mais fácil afunilar caminhos para uma direção mais certa. A partir de várias informações-chave, é possível obter uma previsão muito mais assertiva, reduzindo a margem de erro. Essas previsões, ou insights, tendem a se tornar ótimas decisões se tomadas com estudo, conhecimento aplicado lembrando sempre de alinhar com os objetivos iniciais da empresa.

Avalie os resultados regularmente

A cultura Data Driven é uma base mais sólida para tomada de decisões assertivas, como vimos acima. No entanto, apesar de uma estratégia ser pontual atingindo objetivos e superando expectativas, não significa que essa seja uma fórmula a ser replicada sempre.

Analisar resultados continuamente é crucial para manter os processos efetivos, tanto quanto acompanhar mudanças eventuais, principalmente quando tratamos de mercado. A constante evolução, seja em aspectos tecnológicos, comportamentais e outras variáveis, vai demandar inovação sempre para manter bons resultados.

Na teoria não é tão simples imaginar como a aplicação da cultura Data Driven pode influenciar nos negócios. Vamos analisar então o caso da Netflix. 

A empresa de serviço de streaming líder de mercado usa dados em uma estratégia para prender e entreter ainda mais seus usuários na tela. Por meio de inteligência artificial, a plataforma analisa as informações sobre o que o espectador assiste, assim personalizando a tela inicial com as opções de filmes e séries mais alinhadas às escolhas prévias de quem assiste.

Alguns usuários já repararam também, que até a capa de apresentação das produções sofrem alterações de acordo com o que foi assistido antes, montando assim uma seleção de opções ainda mais atraentes para serem escolhidas.

Como citado, Netflix e uma infinidade de outras empresas já incorporaram a cultura Data Driven em suas estruturas e utilizam essas informações valiosas para tomar decisões e montar estratégias efetivas para o próprio crescimento e para manter a qualidade dos serviços oferecidos. 

Análise e uso de dados é uma realidade presente no mundo corporativo e na vida das pessoas. Dito isso, é imprescindível para sua empresa implantar essa cultura.

Entendeu como a cultura de dados pode ser aplicada na sua empresa? Deixe um comentário no post e compartilhe outras dicas com a gente!

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