CI/CD: o que é e quais as vantagens para as empresas?

CI/CD: o que é e quais as vantagens para as empresas?

A eficiência é a chave para o sucesso na área de TI, e isso se aplica ao desenvolvimento de software tanto quanto a qualquer outra área da tecnologia. Ao adotar CI/CD é possível obter um aumento considerável na eficiência dos processos de desenvolvimento de software, permitindo entregar aplicações com maior frequência e confiabilidade para os clientes.

O que é CI (Integração Contínua)?

Integração Contínua (CI) é um método de desenvolvimento de software que envolve integrar o trabalho de vários desenvolvedores em um repositório central de código várias vezes ao dia. Seu principal objetivo é identificar e corrigir problemas de integração o mais cedo possível, acelerando o processo de desenvolvimento de software, reduzindo o tempo necessário para a correção de bugs e melhorando a qualidade do software.

O que é CD (Entrega Contínua)?

A Entrega Contínua (CD) é um método que envolve a automação do processo de entrega de software, onde todas as alterações de código que passam pelo estágio de Integração Contínua também são automaticamente colocadas em produção. Ela garante que o software esteja sempre em um estado capaz de ser lançado, melhorando a velocidade e a frequência das entregas.


Quais os benefícios do CI/CD para as empresas?

Em primeiro lugar, a implantação de CI/CD ajuda a detectar e corrigir problemas rapidamente, o que resulta em um software de maior qualidade, permitindo que as empresas respondam às necessidades dos clientes com mais rapidez e eficácia.

Algumas das aplicações mais comuns do CI/CD nas empresas incluem a implementação de novas funcionalidades, a realização de atualizações de segurança e a correção de bugs. E todas elas podem ser feitas de maneira eficiente e confiável, sem interromper a experiência do usuário, dando mais agilidade ao processo.

O uso de CI/CD pode melhorar a colaboração e a comunicação entre as equipes, tornando os processos mais transparentes e permitindo uma melhor visibilidade do processo de desenvolvimento, levando a uma maior satisfação no trabalho e a um melhor desempenho geral da equipe.

Ao incorporar a Integração Contínua e a Entrega Contínua às operações de TI, as empresas podem melhorar significativamente a qualidade do software, a velocidade e a eficiência de suas entregas, e assim se beneficiarem dos inúmeros e tangíveis benefícios do DevOps, tanto em nível operacional quanto gerencial.

Quer saber mais sobre como DevOps e Agile podem aprimorar ainda mais sua eficiência? Leia nosso artigo sobre o assunto e descubra como a união dessas metodologias pode ser benéfica para sua empresa. Transforme sua abordagem de TI hoje mesmo!

Compartilhar: